Tecnologia em Jogos Digitais
Tecnologia em Jogos Digitais

Não é de hoje que a evolução científica e a consequente ampliação do conhecimento tornam necessária uma renovada construção teórica. É nesta perspectiva que o Centro Universitário Franciscano passa a ofertar o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais, o primeiro da região Centro do Rio Grande do Sul.  O curso se insere no preceito de que a inovação tecnológica das últimas décadas mudou não apenas as ferramentas que são utilizadas, mas, também, a forma de conhecer e de pensar. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitas (Abragames), o mercado de produção de jogos virtuais cresceu cerca de 600% em oito anos no Brasil. Por isso, o curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais da Unifra se destina a formar tecnólogos em jogos digitais para atuar na criação, projeção, implementação, testagem, implantação, gerenciamento, manutenção e avaliação de jogos digitais para diferentes plataformas.

“A ideia é que os acadêmicos aprendam a produzir recursos multimídia interativos para serem usados em vários setores do mercado de trabalho. Que os alunos estejam aptos a produzir, além de jogos de entretenimento, para educação, setor da saúde, treinamento empresarial, para publicidade, entre tantos outros”, explica o professor Iuri Lammel.

O curso tem a finalidade de atender diferentes perfis de acadêmicos, uma vez que o jogo é um trabalho interdisciplinar que envolve profissionais de perfil multidisciplinar. O corpo docente é formado por professores dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, entre outros. “Trabalharemos tanto a parte de programação quanto a de design a fim de que o aluno possa seguir pelo enfoque que tenha mais interesse e aptidão. É aí que entra a direção de arte para jogos, com desenvolvimento de personagens e de cenários, e de ilustração em 2D e 3D em laboratórios específicos e programas gráficos”, explica a professora Graziela Frainer Knoll, do curso de Publicidade e Propaganda. Ricardo Frohlich, docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unifra, esclarece que a parte de programação que fará parte da grade curricular do curso será focada no desenvolvimento de jogos: “Um dos diferenciais é que já a partir do 4º semestre, os acadêmicos já deverão encaminhar um projeto a ser desenvolvido, além do trabalho de final de graduação. Isso também facilita ao estudante definir para qual eixo temático irá seguir dentro do curso”.

Para a pró-reitora de Graduação, Vanilde Bisognin, a intenção é projetar um ambiente muldisciplinar que vai além do lúdico. “Abrimos possibilidades para criar jogos educacionais e para capacitação por meio da tecnologia em todas as áreas do conhecimento. Assim, todos os cursos de graduação serão fortalecidos porque o resultado dessa sinergia vai abrir mercados diante da criação de novos produtos de tecnologia limpa”, acredita.

EIXOS TEMÁTICOS

  • Game e Design: é a parte de projeto de jogos, criação de regras, para quem se interessa por arquitetar maneiras de como o jogador vai agir. Envolve habilidades, desde arquitetura da informação até psicologia
  • Tecnológico: focado em pessoas que tenham perfil voltado a tecnologia digital
  • Artístico: produção artística e design gráfico, focando em habilidades de ilustração, criação de personagens e cenários
  • Gestão: visa o empreendedorismo e gerenciamento de estúdios ou quaisquer outras organizações
  • Humanístico: envolve questão da formação ética dos futuros profissionais a fim de que os jogos sejam úteis para a sociedade

ÁREAS DE ATUAÇÃO

  • Empresas produtoras de jogos digitais
  • Instituições educacionais
  • Canais de comunicação via web
  • Produtoras de websites
  • Agências de publicidade
  • Produtoras de vídeos de animação
  • Veículos de comunicação
  • Institutos e centros de Pesquisa
  • Como autônomo, na produção de partes ou totalidade de jogos digitais

SAIBA MAIS

  • Inscrições: por meio do processo seletivo Vestibular
  • Vagas: 40
  • Turno: tarde com percentual EAD - Visando flexibilizar as possibilidades de aprendizagem com recursos, ferramentas e metodologias da educação a distância, o curso prevê disciplinas na modalidade EAD, com carga horária 323h e percentual de 13,38%, organizadas com estratégias e metodologias coerentes com a modalidade
  • Funcionamento: Conjunto I (Rua dos Andradas, 1.614)