Ouvidoria
Ouvidoria
O que é a ouvidoria institucional.
A ouvidoria Institucional é um canal de comunicação entre você e o Centro Universitário Franciscano. Tem a função de receber, examinar e encaminhar aos setores competentes as sugestões, reclamações, elogios e denúncias que lhe são enviadas. Visa maior transparência, melhoria e fortalecimento das relações, sempre garantindo a análise e a resposta às questões recebidas. A ouvidoria atua na mediação da Instituição e seus públicos, preservando o sigilo e a imparcialidade que a atividade requer. 

Missão da ouvidoria
Ouvir as manifestações da comunidade interna e do público externo, registrar, encaminhar e acompanhar as demandas, além de mediar conflitos e aperfeiçoar o processo de trabalho dentro da Instituição. 

Quem pode utilizar os serviços da ouvidoria? 
Todo o integrante da comunidade interna e do público externo ao Centro Universitário Franciscano pode registrar sua manifestação na ouvidoria. Entretanto, para que o serviço possa manter sua legitimidade, é necessário que o usuário se identifique, ou seja, registre seu nome completo, CPF, vínculo com a Instituição ou se é da comunidade externa, telefone de contato. Não são recepcionadas manifestações anônimas, mas é garantido o sigilo do manifestante, caso solicitado. 

Como entrar em contato com a ouvidoria?
Através da página do Centro Universitário Franciscano ou pessoalmente na Central de Atendimento, Prédio 2, Conjunto I na Rua dos Andradas, 1614, Santa Maria, RS.
(Pessoalmente de segunda-feira a sexta-feira das 08:00hs as 10:00hs - mediante agendamento pelo e-mail ouvidoria@unifra.br)

Quais os tramites das manifestações?
- registro da manifestação
- análise da manifestação, pelo Ouvidor
- retorno imediato, quando possível, pelo próprio Ouvidor;
- envio da manifestação ao setor responsável;
- resposta do setor;
- análise da resposta do setor pelo ouvidor;
- envio da resposta de forma online ao manifestante, se necessário, atendimento pessoal mediante agendamento.

Quais os prazos para a resposta?
A notificação de recebimento é imediata. Através de e-mail você receberá a notificação do recebimento da manifestação, com número do protocolo e a informação de que a solução será dada no prazo de até 15 dias úteis. Em casos mais complexos os prazos poderão ser maiores. 

Encaminhamentos:
Suas questões serão encaminhadas e receberão resposta. No entanto, a certeza do retorno não significa que todas as questões serão, necessariamente, solucionadas ou que as sugestões serão obrigatoriamente aproveitadas. Mas a ouvidoria procurará sempre o melhor encaminhamento para as demandas recebidas. 


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