12º Fórum de Estudos Organizacionais tem palestra sobre registros de marcas e patentes

Alunos e professores do curso de Administração da Unifra e demais participantes do 12º Fórum de Estudos Organizacionais tiveram uma explicação sobre a importância de registrar marcas. A atividade ocorreu na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, no Salão de Atos do Conjunto III do Centro Universitário Franciscano.

Quem conduziu a palestra ‘Registro de Marcas e Patentes’ foi o diretor executivo da Maker Assessoria em Marcas e Patentes Roger Schlossmacker Fumagalli. Ele afirmou que fazer o registro de uma marca é de extrema importância, já que traz benefícios ao empresário como, por exemplo, o aumento da competitividade, parcerias, possibilidade de colocar preço e reconhecimento do mercado, além do aumento da receita da empresa. “Uma marca sem registro é uma marca sem dono”, ressaltou.

Hoje, segundo Fumagalli, existem 419 mil marcas registradas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Ele ainda fez uma comparação entre o Brasil e os Estados Unidos, quanto ao tempo para ser aprovada uma patente. Enquanto nos Estados Unidos esse processo pode levar cerca de 2 a 6 anos, no Brasil leva-se 11 anos. Podem ser protegidos por meio de registros criações como softwares, direitos autorais, patentes, marcas e cultivares. O palestrante destaca que isso assegura que esses produtos não sejam copiados e reproduzidos sem dono.

O Fórum de Estudos Organizacionais do curso de Administração segue até esta quarta-feira, 13 de setembro.

:: CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO ::

15 de setembro, 2017