Empresa júnior do curso de Administração presta consultoria a empreendimentos de Santa Maria

Há mais de 9 anos no curso de Administração, a Inside Jr. Soluções em Gestão é uma organização formada pelos acadêmicos do Centro Universitário Franciscano. O setor presta serviço de consultoria para órgãos internos da instituição e para empresas de Santa Maria, buscando as melhores soluções para os problemas de gestão dos clientes. Porém, o objetivo principal é incentivar o espírito empreendedor dos estudantes.

De acordo com a coordenadora, professora Taísa Schefer Roveda, a Inside funciona como um Laboratório de Práticas Administrativas, onde os alunos do curso realizam projetos e consultorias a empresas. Taísa e mais duas professoras do curso, Pâmela Amado e Deise Becker, orientam os acadêmicos nessa atividade. “As empresas entram em contato conosco e são realizadas as reuniões sobre o serviço a ser prestado. Os alunos criam os questionários e nós revisamos. Esses questionários são enviados para os clientes e só após o aval deles, os alunos vão a campo fazer a pesquisa”, explica a professora Taísa.

A empresa júnior é composta por um Conselho Consultivo formado por ex-integrantes da organização e mais quatro departamentos: Administrativo Financeiro, Gestão de Pessoas, Marketing e Projetos. O Administrativo Financeiro tem como função a elaboração de orçamentos e o gerenciamento de recursos, além dos processos administrativos como contratos, requisição de materiais, organização interna de documentos, etc. O de Gestão de Pessoas é responsável pelo relacionamento com os colaboradores e avaliação do desempenho, recrutamento e seleção dos integrantes da equipe. O departamento de Marketing cuida da relação da Inside Jr. com empresas, alunos, professores, entre outros, abrangendo os processos de comunicação e divulgação. Já o setor de Projetos, é encarregado por gerenciar as consultorias, oferecendo sempre soluções eficazes aos clientes.

Todas essas atividades, de consultoria, organização, pesquisa de mercado, imagem e viabilização da empresa, são funções dos acadêmicos. Gustavo Lau Druzian (na imagem abaixo) está há mais de 3 anos na Inside e afirma que durante todos esses anos pôde adquirir conhecimento sobre o posicionamento, apresentação e o modo de interagir com as empresas, o que o deixa tranquilo para agir sem medo de errar quando ingressar no mercado de trabalho. “Ter no currículo um trabalho voluntário em uma empresa júnior é de grande valia pois, nos é dada mais atenção por parte da empresa onde se tenta uma vaga de emprego. Além da experiência que quem trabalha na Inside adquiri na área de consultoria”, destaca.

Além da prática, desde 2016 os acadêmicos que participam da Inside Jr. estão escrevendo artigos sobre as consultorias que são realizadas, trabalhando também a parte teórica da academia. A professora Taísa ainda destaca que o maior objetivo da Inside é passar conhecimento aos alunos para que eles aprendam como se deve tratar um cliente. “O que leva as empresas à entrarem em contato conosco é o custo benefício, já que cobramos a partir do número de questionários aplicados”, explica a professora Taísa.

Acadêmicos de qualquer semestre do curso de Administração pode fazer parte da Inside Jr. Os interessados passam por um processo seletivo, realizado em dois dias, com prova escrita, dinâmica administrativa e entrevista. Com a integração dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, a empresa júnior conta com mais duas vagas para acadêmicos de cada uma das graduações.

Os alunos que integram a Inside recebem experiência e conhecimento amplo e de grande valor para quem deseja seguir no ramo. “Hoje, temos 13 acadêmicos e a ideia é inserir mais seis, pois estamos com muitos projetos. Já estamos planejando as consultorias para o primeiro semestre de 2018”, afirma a professora.

Os trabalhos realizados pela equipe podem ser acompanhados pelo site ou pela página da empresa no Facebook. A Inside Jr. está localizada na sala 214 do prédio 13, Conjunto III da Unifra (Rua Silva Jardim, 1.175). Os interessados podem entrar em contato pelo ejunifra@gmail.com. O telefone é (55) 3025-9014.

18 de setembro, 2017