Centro Universitário Franciscano está entre os melhores do Brasil conforme MEC

O Centro Universitário Franciscano está entre os melhores centros universitários do Brasil conforme ranking divulgado pelo Ministério da Educação, MEC. A lista foi publicada no site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Referente a 2015, ela se apoia no IGC (Índice Geral de Cursos), o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país.

Conforme avaliação, a faixa de IGC da instituição foi de 4, em uma média de 0 a 5. Ou seja, nota esta considerada excelente como indicador educacional. Conforme a reitora da Unifra, Iraní Rupolo, esta qualificação reflete o esforço do trabalho cotidiano. “Penso que esta classificação resulta do projeto de educação superior e de seu desenvolvimento na prática, por todos que compõem a equipe, gestores, professores, técnico-administrativos e os estudantes. Manifesta a conquista colaborativa da comunidade acadêmica. Nossa cidade e o Rio Grande do Sul tem que se orgulhar destas avaliações”.

Um dos fatores considerados pelo IGC é a média dos CPCs (Conceito Preliminar de Curso) do último triênio, que se refere aos cursos de graduação e é calculado no ano seguinte à realização do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Outro componente da avaliação é a média dos conceitos atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) a programas de pós-graduação stricto sensu na última avaliação trienal. A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu também é considerada para determinar a nota da instituição.

14 de junho, 2017