Confira o calendário abaixo:

Programa de Pós-graduação em Nanociências

Mestrado em Nanociências
Defesas de dissertações

Título: Efeitos de diferentes sistemas nanoestruturados de óleos essenciais em cupins subterrâneos (Coptotermes gestroi).
Aluna: Dariane Jornada Clerici
Data: 24/03/2017
Orientador: Dr. Roberto Christ Vianna Santos
Banca: Dr. Roberto Christ Vianna Santos – Centro Universitário Franciscano, Dr. Janice Luehring Giongo – URI e Dr. Liana da Silva Fernandes – Centro Universitário Franciscano.

Título: Nanocápsulas contendo ácido all-trans-retinoico: efeito antitumoral via diferenciação celular e ativação apoptótica intrínseca em células de leucemia promielocítica aguda.
Aluna: Shayenne Scheffer Homrich
Data: 28/03/2017
Orientador: Dr. Rodrigo de Almeida Vaucher
Banca: Dr. Rodrigo de Almeida Vaucher – Centro Universitário Franciscano, Dr. Rafael Noal Moresco – UFSM e Dr. Ivana Zanella da Silva – Centro Universitário Franciscano.

Título: Efeito gastroprotetor de nanocápsulas de naringina e naringenina em úlcera gástrica induzida por indometacina em ratos wistar.
Aluna: Ariane Ribas Pohl
Data: 30/03/2017
Orientadora: Dr. Virginia Cielo Rech
Banca: Dr. Virginia Cielo Rech – Centro Universitário Franciscano, Dr. Francine Rodrigues Ianiski – IFF e Dr. Luis Otavio de Sousa Bulhões - Centro Universitário Franciscano.

Título: Síntese de óxido de grafeno decorado com ferrita para adsorção de cromo hexavalente.
Aluna: Bibiana Culau Lopes
Data: 31/03/2017
Orientador: Dr. Sergio Roberto Mortari
Banca: Dr. Sergio Roberto Mortari – Centro Universitário Franciscano, Dr. Anderson de Araújo Rocha – UFF e Dr. Patrícia Gomes – Centro Universitário Franciscano.

Título: Produção, caracterização de uma nanoemulsão contendo sinvastatina e sua avaliação na excitotoxicidade glutamatérgica.
Aluna: Michele Pereira Moreira
Data: 31/03/2017
Orientadora: Dr. Carina Rodrigues Boeck
Banca: Dr. Carina Rodrigues Boeck – Centro Universitário Franciscano, Dr. Alessandra Nejar Bruno – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e Dr. Tiago Moreno Volkmer – Centro Universitário Franciscano.

Doutorado em Nanociências
Defesas de teses

Título: Produção de lipossomas de creatina, avaliação da toxicidade e de efeito neuroprotetor em modelo animal de neurodegeneração.
Aluno: Diego Becker Borin
Data: 27/03/2017
Orientadora: Dr. Carina Rodrigues Boeck
Banca: Dr. Carina Rodrigues Boeck – Centro Universitário Franciscano, Dr. Carla Inês Tasca - Universidade Federal de Santa Catarina, Dr. Fernanda Bruxel - Universidade Federal do Pampa, Dr. Luis Otavio de Sousa Bulhões - Centro Universitário Franciscano e Dr. Éder Maiquel Simão - Centro Universitário Franciscano.

Título: Avaliação do efeito neuroprotetor da naringina e naringenina nanoencapsuladas em modelo de demência induzida por estreptozotocina em camundongos.
Aluna: Carla Fontoura Ferreira
Data: 30/03/2017
Orientadora: Dr. Carina Rodrigues Boeck
Banca: Dr. Carina Rodrigues Boeck – Centro Universitário Franciscano, Dr. Rosane Souza da Silva – PUCRS, Dr. Lucia Helena do Canto Vinade – Universidade Federal do Pampa, Dr. Jussane Rossato - Centro Universitário Franciscano e Dr. Christian Viezzer - Centro Universitário Franciscano.

Defesa de exame de qualificação

Título: Nanofitas de óxidos metálicos e grafeno como sensores químicos.
Aluna: Stefanie Camile Schwarz
Data: 06/04/2017
Orientadora: Dr. Solange Binotto Fagan
Banca: Dr. Solange Binotto Fagan – Centro Universitário Franciscano, Dr. Antonio Gomes de Souza Filho – UFC e Dr. Liana da Silva Fernandes – Centro Universitário Franciscano.

Título: Efeitos da nanopartícula lipídica contendo curcumina e capsaicina sobre parâmetros bioquímicos em camundongos de modelo animal que mimetiza a síndrome de intestino irritável.
Aluna: Vivian Shinobu Kishimoto Nishihira
Data: 07/04/2017
Orientadora: Dr. Virginia Cielo Rech
Banca: Dr. Virginia Cielo Rech – Centro Universitário Franciscano, Dr. Clarice Madalena Bueno Rolim – UFSM e Dr. Ivana Zanella da Silva – Centro Universitário Franciscano.

Programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática
Defesa de Exame de Qualificação

Título: Contribuições da disciplina de Matemática Elementar para compreensão de conceitos fundamentais do cálculo diferencial e integral para alunos do curso de Licenciatura em Matemática.
Aluna: Vânia Bolzan Denardi
Data: 05/04/2017
Local: Sala 715 – Prédio 16 – Conjunto III
Orientadora: Dr. Eleni Bisognin
Banca: Dr. Eleni Bisognin – Orientadora – Centro Universitário Franciscano, Dr. Alvino Alves Sant’Ana - UFRGS, Dr. Rita de Cássia Pistóia Mariani – UFSM, Dr. Greice Scremin – Centro Universitário Franciscano e Dr. Vanilde Bisognin – Centro Universitário Franciscano.

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Defesa de Dissertação

Título: Sequências numéricas a partir da geometria fractal para licenciados em Matemática.
Aluna: Bárbara Regina da Silveira Batista
Data: 05/04/2017
Local: Sala 519 – Prédio 16 – Conjunto III
Orientador: Dr. José Carlos Pinto Leivas
Banca: Dr. José Carlos Pinto Leivas – Orientador – Centro Universitário Franciscano, Dr. Cátia Maria Nehring - UNIJUI e Dr. Thais Scotti do Canto-Dorow – Centro Universitário Franciscano.

Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil
Defesa de Dissertação

Título: Capacitação para a aferição da pressão arterial durante consulta pediátrica: instrumento ao diagnóstico precoce da hipertensão infanto-juvenil.
Aluna: Claudia Funck Vallandro
Data: 07/04/2017
Local: Sala 709 – Prédio 16 – Conjunto III
Orientador: Dr. Alexandre Antônio Naujorks
Banca: Dr. Alexandre Antônio Naujorks – Orientador – Centro Universitário Franciscano, Dr. Tânia Denise Resener – UFSM, Claudia Zamberlan – Centro Universitário Franciscano e Dr. Martha Helena Teixeira de Souza – Centro Universitário Franciscano – Suplente.

23 de março, 2017