Notícias
Mais notícias

Você já teve vontade de abrir o seu próprio negócio? Hoje, muitas pessoas têm esse sonho, e para ajudar jovens empreendedores com ideias inovadoras é que foi fundada a Incubadora Tecnológica do Centro Universitário Franciscano. Criada em 2011, quando dava abrigo a três projetos, a Incubadora deu um salto ao garantir ajuda a 18 empresas, sendo que 13 delas foram instaladas somente em 2016. O local seleciona e oferece espaço e consultoria a ideias inovadoras da comunidade, e cresceu tanto e tão rápido que agora precisa se reestruturar. A Incubadora fica no prédio 8 da Unifra, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Silva Jardim, no centro de Santa Maria. 

Os direcionamentos para 2017 são ampliar as instalações, dando oportunidades a mais projetos empreendedores, iniciativas que devem permitir a ocupação de 100% do prédio por empresas dos mais variados segmentos. “Os desafios são envolvimento maior de todos os cursos de graduação do Centro Universitário Franciscano, funcionamento 24 horas por dia do local, reforma em salas e constituição de um curso a distância sobre gestão e empreendedorismo, situações que podem movimentar R$ 2,5 milhões na economia local para o ano que se inicia”, afirma o professor Lissandro Dalla Nora, coordenador da Incubadora. 

Organização em níveis 

Atualmente, mais de 60 pessoas integram a Incubadora Tecnológica do Centro Universitário Franciscano, entre sócios fundadores, funcionários e estagiários. O espaço abrange três níveis de organização, novo formato que permite maior benefício também para a comunidade. O professor Lissandro explica que quando o projeto de uma empresa é aprovado, passa primeiramente pelo ambiente colaborativo. “É quando damos início ao relacionamento com a incubadora, apresentamos as possibilidades de conexões com os cursos e grupos de pesquisa, entre outras atividades de maturação”, declara o coordenador. 

A segunda fase é a da Incubadora Tecnológica, que tem prazo mínimo de dois anos. Após, é o nível das empresas residentes, que são aquelas que já passaram por todos os processos, mas que sempre têm como melhorar.

Mais salas, mais oportunidades

Para ter um negócio de sucesso é preciso inovar. Mas de nada adiantaria a criatividade sem a existência de espaços para a execução de projetos. Para 2017, o Centro Universitário Franciscano planeja a reforma de um grande espaço no prédio 8. A ideia é que no local acolha 36 novos empreendimentos. Para isso, não haverá divisórias entre uma empresa e outra, fazendo com que os projetos possam se integrar mais ainda do que já acontece. “Com isso, queremos que apareçam oportunidades diferentes, sendo formado um grande espaço colaborativo. Queremos trazer mais alunos para este espaço, que sejam oportunizadas novas formas de estágio, de campo para projetos de extensão e até de execução de disciplinas na parte de empreendedorismo”, esclarece Dalla Nora. Os números credenciam a instituição como um dos grandes fomentadores econômico e social, porque por trás deste movimento, há a transformação de uma realidade de diversas famílias, com pessoas que estão dentro das empresas ou mesmo que se beneficiam delas.

A Incubadora Tecnológica é uma organização que estimula a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, de inovação e/ou base tecnológica por meio da formação do empreendedor. O objetivo é facilitar e dar agilidade ao processo de inovação. 

Quais as empresas incubadas? 
- Agência Guepardo 
- Café Inteligência Imobiliária 
- Cube 3D 
- Depósito Store 
- Enovative Design e Tecnologia 
- Enterprise Produtora 
- Esporte Sul 
- Fisalis 
- GCB Drone 
- Mais Gestão Cursos Gerenciais 
- MB Joalheria Artesanal 
- Mercateria 
- Plátano Ambiental 
- Polvo Louco 
- TecSynthesis 
- Veste Assim 
- Agência Catálise 
- FP2 Tecnologia 

Matéria publicada originalmente no Jornal do Centro Universitário Franciscano. Acesse a matéria completa aqui



23 de janeiro, 2017


ASSECOM - Assessoria de Comunicação
divulgar@unifra.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação