Cursos criam aplicativo de análise do serviço de alimentação conforme dados da Anvisa

O Centro Universitário Franciscano aguarda a resposta do pedido de registro de um produto que pode contribuir muito para a prestação de serviços de gêneros alimentícios com mais qualidade. Professores e acadêmicos dos cursos de Nutrição e Sistemas de Informação da Unifra desenvolveram um software que avalia o serviço de alimentação conforme a legislação sanitária à nível federal. A Agência de Inovação da Unifra, responsável pela política de propriedade intelectual da instituição, deu entrada como protocolo no Instituto Nacional de Proteção Intelectual (INPI).

A ideia do aplicativo ‘Auditoria de Boas Práticas’ nasceu da necessidade de agilizar o trabalho de donos de bares e restaurantes, nutricionistas, vigilantes sanitários, entre outros, conforme a acadêmica Claudia Winter, do curso de Nutrição. Até então, os profissionais marcam em uma planilha os pareceres positivos ou negativos dos estabelecimentos, conforme as normas de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com o aplicativo, os resultados são divulgados no mesmo momento da avaliação. O software também serve para que os proprietários de locais que comercializem alimentos verifiquem se estão adaptados ou não às normas da legislação.

“Sempre busquei idealizar um projeto que servisse para a população e que me abrisse portas para o mercado de trabalho. Percebendo que os dados eram armazenados em Excel, por exemplo, buscamos parcerias para montar um outro tipo de ferramenta”, explica Claudia, que conta com a supervisão da professora Ana Lúcia Saccol.

A formatação do aplicativo ficou à cargo do curso de Sistemas de Informação. O egresso Michel Rodrigo Atz, formado em 2015, realizou o trabalho final de curso junto com o professor Gustavo Cantarelli explicando o desenvolvimento do software, testes realizados e tecnologias usadas para a criação.

“Preenchido o questionário, o aplicativo gera ao proprietário, relatórios, gráficos e um plano de ação em que ele encontra tudo o que está errado no local onde atua, podendo solucionar possíveis inadequações”, afirma Michel.

O professor Gustavo Cantarelli explica que o software conta com uma lista de boas práticas da Anvisa, em que são feitas marcações conforme o local avaliado. A partir disso, é dado, em tempo real, o diagnóstico do estabelecimento.

“O aplicativo torna mais simples a avaliação dos estabelecimentos de alimentação, contribuindo para o aumento da qualidade dos serviços oferecidos”, explica o professor.

A professora Ana Lúcia Saccol fala da importância para a instituição em termos de produção de algo inovador e de alta aplicabilidade:
“O software dá visibilidade para a Unifra à nível nacional. Foi desenvolvido a partir de uma necessidade do setor. Por ser um trabalho integrado e interdisciplinar, gerou grande aprendizado teórico e prático para os alunos comprometidos com o desenvolvimento, avaliação, aprimoramento e validação deste aplicativo”.

12 de dezembro, 2016